Carta de Princípios Editoriais
Editora Monstro dos Mares
A Editora Monstro dos Mares é um projeto editorial autônomo que nasce do desejo coletivo de multiplicar ideias, provocar pensamentos e fortalecer redes de resistência. Atuamos como um espaço de edição, criação e circulação de livros que desafiam as estruturas do capital, da colonialidade e do patriarcado em todas as suas formas.
Nossa prática editorial está enraizada em princípios que orientam todas as nossas decisões, desde a escolha dos títulos até as formas de produção, distribuição e acesso.
Nossos Princípios
1. Luta aberta contra as opressões
Atuamos conscientemente no enfrentamento ao capitalismo, ao racismo, ao patriarcado e à colonialidade, entendendo que o livro impresso é também uma ferramenta de luta, memória e transformação.
2. Valorização das subjetividades
Publicamos vozes que muitas vezes foram silenciadas. Valorizamos experiências pessoais, coletivas, afetivas e insurgentes. Cada publicação é um gesto de afirmação política e estética.
3. Compromisso com a diversidade de gênero e dissidência sexual
Afirmamos nosso compromisso com a visibilidade, escuta e valorização de pessoas trans, travestis, não binárias, intersexo e de todas as expressões de dissidência sexual e de gênero. Rejeitamos qualquer forma de normatividade que silencie ou apague essas existências.
4. Compromisso com o compartilhamento do conhecimento
Acreditamos que o conhecimento não deve ser privatizado. Por isso, adotamos majoritariamente licenças Copyleft, incentivando a reprodução, adaptação e circulação dos materiais.
Muitos dos nossos livros estão disponíveis em formato PDF para download gratuito, permitindo que cheguem a quem mais precisa — independentemente de condição financeira, localização ou tempo.
5. Autonomia e autogestão
Operamos de forma independente e autogerida. Não temos CNPJ, não participamos de editais e não recebemos financiamento público ou privado. Nossa sustentação se dá por meio da Rede de Apoio, pelas vendas diretas e pelo esforço contínuo de pessoas que acreditam na potência transformadora dos livros impressos.
6. Afeto, cuidado e lentidão
Nossa forma de produzir desafia a lógica do produtivismo. Trabalhamos com tempo ético, respeito aos corpos e afetos envolvidos, e o cuidado com as relações que formam cada livro.
7. Compromisso com a cultura de software livre
Utilizamos diariamente ferramentas livres como o LibreOffice e o Pandoc para preparar, converter e diagramar nossos livros. Essa escolha não é apenas técnica, mas política: buscamos fortalecer ecossistemas tecnológicos abertos, acessíveis e descolonizados, em oposição às dependências impostas por softwares proprietários.
Copyleft e Circulação Livre
Todos os títulos publicados pela Monstro dos Mares são licenciados sob princípios de Copyleft (exceto em situações pontuais e justificadas). Isso significa que:
Esta publicação é uma ferramenta de luta contra o capitalismo, a colonialidade e o patriarcado em todas as suas expressões.
Por isso, pode e deve ser reproduzida para ler em qualquer lugar, discutir em grupo, promover oficinas, citações acadêmicas, rodas de conversas e fazer impressões para fortalecer o seu rolê anárquico / anarquista / banquinha de zines / coletivo.Compartilhar não é crime.
Pirataria é multiplicação.
Ao publicar conosco…
…autoras, autores e coletivos reconhecem-se nesses princípios e se somam à travessia. Entendemos o livro como abrigo, como arma e como instrumento de imaginação radical. Seguimos navegando com as marés do possível.